quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Dinamarqueses

Antes de embarcar nesta viagem, pensei em tudo e mais alguma coisa, mas algo que sempre me escapou era como seriam os danish...
Nunca tinha pensado muito nisso, primeiro porque ia passar uma boa temporada a "levar com eles", segundo da escandinavia as informacões que chegam a Portugal são raras e destorcidas pelo tradicional boca a boca. Hoje comeco a ter um bom leque de informacões, principalmente ajudou um texto fornecido pela faculdade, que cada vez mais, acenta que nem uma luva.
A nivel de personalidade, sao individualistas, fechados a novas amizades, tendem a manter o mesmo grupo de amigos desde a primaria, ou atraves de varios clubes (eles tem um clube para tudo, até devem ter para sameirinha em pista coberta tenho que me informar). Até aqui poucas novidades, mas há algo que nós temos e eles não, as palavars "por favor"ou no simples ingles "please", não existem no vocabulario dinamarques. E não pedem desculpa a ninguem, se forem contra voces no autocarro ou na rua ou se magoarem alguem, simplesmente voces vão ser ignorados. E acreditem que é estranho, muito estranho. E se lhes perguntarem se eles não acham mal educado eles respondem que de facto lamentam mas é mais pratico desta forma. Pratico ou não a mim não me convencem, já me esta no sangue. Quem não se sente mais leve depois de pisar alguem distraidamente pedir umas suaves e sentidas desculpas.

3 Comments:

Blogger 1entre1000's said...

Mais pratico?!?!?! Hummm uma desculpa "sui generis" para a falta de educação...

6:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os danish são tão civilizados e estão tão à nossa frente que nem precisam de pedir desculpa... já partem do princípio qye estão desculpados!! :)

10:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem!! Começo a achar que esses "gajos" têm a mania...

1:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home